Arquivos da categoria: Concurso

Maneira de passar em concurso publico

O sonho de muitas pessoas, profissionais das mais diversas áreas, é um dia conseguir passar em um ótimo concurso público, e assim alcançar a tão sonhada estabilidade profissional e financeira.

No entanto, passar em um concurso público, pode ser mais difícil do que se imagina, principalmente se a pessoa interessada realize as provas sem a devida preparação necessária, neste caso a reprovação será eminente, afinal muitas pessoas preparam-se durante anos somente para realizar concursos públicos, lembro que certa vez ouvi um especialista em concurso público, comentando que é mais fácil ganhar na loteria do que passar em um concurso público sem estudar.

Sendo assim, abaixo vamos trazer algumas dicas simples, porém fundamentais para que deseja ingressar na carreira pública, através de concurso público.

Dicas para quem pretende passar em concursos

– Disciplina: É algo fundamental para quem deseja passar em um ótimo concurso público, principalmente nos mais concorridos, isso porque para estudar requer muita disciplina e determinação, ou seja, horário de estudar é horário de estudar, é momento de se desligar do mundo e ter concentração nos estudos.

Programe-se: Apesar de achar que a programação de horas de estudo, faz parte da disciplina do concurseiro, é importe destacar esse item, é necessário uma programação, uma agenda a ser cumprida com metas estabelecidas, ou seja, se você trabalha ou não é necessário definir quantas horas irá estudar por dia, seja uma, duas, enfim, é necessário essa programação e com ela feita seguir a risca e com disciplina cumpri-lá.

Preparar-se com antecedência: É comum muitas pessoas começarem a estudar somente quando o edital do concurso é divulgado, isso é um erro, afinal muitas outras pessoas já estão se preparando de longa dada para o concurso, por isso é importante começar a estudar e se preparar antes mesmo da divulgação de qualquer edital.

Motivação: É comum muitas pessoas começarem animadas, porém com o passar dos dias acabam jogando tudo para o alto, ou seja, desanimando, e isso com certeza pode acontecer com você, e no primeiro sinal que isso possa vir acontecer, é momento de esfriar a cabeça e lembrar dos seus objetivos, que é ter uma vida melhor, estabilidade profissional e financeira, lembre disso, pense você sendo aprovado(a), a felicidade sua e de seus familiares, motive-se com isso, e lembre-se que quando o assunto é concurso público, a aprovação esta em suas mãos, depende somente de você e de mais ninguém ser aprovado, por mais dificil que possa ser o concurso que você deseja prestar, o sucesso esta em suas mãos, só é preciso vencer a preguiça de estudar e ter disciplina e força de vontade!

Formula de física para converter graus Celsius em Farhrenheit e Kelvin

Para quem esta cursando o ensino médio ou então se preparando para o vestibular ou ENEM, sabe da importância de estudar e aprender física.

E uma questão muito comum nos vestibulares são as transformações e conversões de graus, seja de Celsius para Farhrenheit, de Celsius para Kelvin e vice e versa, essas questões geralmente são fáceis e simples de resolver, por esse motivo você que irá prestar vestibular não pode errar esse tipo de questão, uma vez que a concorrência é grande e disputada, sendo assim aprender a resolver esses exercícios é fundamental para o sucesso no vestibular, Enem ou qualquer outro tipo de prova.

E quando o assunto é resolver problemas de conversão de graus, existem várias maneiras, abaixo eu irei passar as formulas que eu julgo as melhores, fáceis de lembrar e decorar, e acredito que você irá achar o mesmo!

Formula para converter grau Celsius em Farhrenheit:

°F = °C x 1,8 +32

Agora vamos entender essa formula, °F é o valor em graus Farhrenheit que buscamos, °C o valor em graus Celsius que teremos, então multiplicamos pela constante 1,8 e somamos com 32.

Exemplo de exercício para converter 10° C em Farhrenheit.

Vamos jogar os valores na formula -> °F = °C x 1,8 +32
°F = (10 x 1,8) + 32
°F = 18 +32
°F = 50

Viu como é fácil transformar grau Celsius em Farhrenheit! Pois como vemos 10 °C equivalem a 50 °F.

Formula para converter grau Celsius em Kelvin:

K = °C + 273,15

A formula para converter Kelvin em Celsius é ainda mais simples de utilizar, pois como vemos acima basta somar o valor de 273,15 mais o valor em graus Celsius.

Exemplo de exercício para converter 10° C em Kelvin

K = 10 + 273,15
Ou seja 10 °C equivalem a 283,15 graus Kelvin!

Bem, espero que tenham gostado, e caso tenham alguma formula melhor para transformar graus, por favor deixem seus comentários!

Forma de aprender matemática no colégio

No artigo anterior foi ensinado passo a passo como calcular porcentagem com regra de três, e como a matemática é algo importante para todos nós e não tem como fugir dela, goste ou não de matemática.

E como diz aquele velho ditado, se não é possível vencer, junta-se a eles, e no caso da matemática se não é possível fugir dela, o melhor a fazer é aprender ela!

E é muito comum ouvir de estudantes que matemática é chata, difícil e que tem que existir uma forma de aprender matemática mais fácil.

Pois então, eu acredito que o grande segredo para aprender matemática de forma rápido e fácil, é você primeiramente mudar seu pensamento, e como fazer isso, em vez de olhar um exercício e já começar a reclamar que odeia a matemática, que é difícil e coisa e tal, seja paciente, leia o exercício como se estivesse lendo um livro, faça anotações do que se trata o exercício, do que ele quer de você, assim você já deu o primeiro passo, que é entender o problema, pois muitos alunos dizem que odeiam matemática, porém muitas vezes eles odeiam o português, pois nem se quer lêem e tentam compreender o que o exercício pede.

Outra dica, é ler a teoria e evitar a famosa decoreba de formulas, pois entendendo de onde surgiram os valores, e como é o processo de criação da formula, você poderá resolver qualquer outro tipo de exercício do mesmo assunto sem maiores problemas.

E claro, treino! Muito treino, quanto mais exercícios você resolve e praticar mais “craque” você irá ficar em matemática, pois diferente de outras disciplinas como português ou história a matemática é exata, e o treino fazendo muitos exercícios ajuda você entender e compreender melhor ela.

Bem, essas são apenas algumas dicas que eu julgo as melhores para você aprender matemática! Bons estudos!

Formula para calcular porcentagem

Acredito que uma das matérias mais importantes na escola é a matemática, pois durante ao longo de nossa vida estaremos utilizando ela, seja para saber quanto ganhamos e gastamos, seja para fazer compras, enfim, em tudo praticamente existe matemática.

E algo muito importante é saber calcular porcentagem, seja para quem esta estudando para concursos públicos, vestibular ou até mesmo para o dia a dia é importante saber realizar contas de porcentagem para saber por exemplo qual é o desconto real de um produto ou quando você irá realmente pagar de juro sobre um bem ou serviço que esta comprando a prazo por exemplo.

E uma das melhores maneiras de calcular porcentagem é utilizando a famosa regra de três, que é muito simples de utilizar depois que você aprender a extrair as informações que necessita e aprende a colocar na tabela da regra de três.

Então vamos ao que interessa que é explicar a você como aprender a calcular porcentagem utilizando regra de três, e para isso nada melhor que exemplos e exercícios resolvidos, mas antes vamos tentar explicar como você deve montar a tabela da regra.
aprender formulas de física
A tabela da regra de três é simples:

Valor atual ————- 100%
Valor a conhecer ——- % que você busca ou tem

E antes de começar com os exemplos, é importante lembrar que você deve ter 3 destes 4 valores sempre, para poder calcular a porcentagem ou quando irá aumentar o valor final após aplicação de certa porcentagem.

E para facilitar essa tabela, vamos criar uma formula com ela, que seria a seguinte:

(Valor atual) x ( % que você busca ou tem) = (100%) x (Valor a conhecer)

Para chegar nesta formula basta multiplicar em forma de X os valores da tabela.

De inicio parece um pouco confuso, mas vamos aos exemplos que você já irá entender!

Exemplo 1 :

Uma pessoa que ganha R$ 1.000,00 por mês, teve o aumento de 10% no seu salário, qual é o valor do seu salário agora?

Agora que temos um problema real, algo muito importante para calcular porcentagem é saber extrair as informações que o problema nos trás para assim poder jogar esses valores na tabela ou na formula para então chegar no resultado que queremos, então vamos lá!

Como vemos no problema, a pessoa ganha 1000 reais, ou seja isso quer dizer o valor atual ou “tudo” representa 100% do seu salário, olhando para tabela temos:

Valor atual ——- 100%
Valor a conhecer — % que você busca ou tem

Vai ficar:

1000 —— 100%
Valor a conhecer ——- % que você busca ou tem

E como esta descrito no problema essa pessoa teve o aumento de 10% do salário, mas uma vez vamos colocar esse dado na tabela:

1000 ——————- 100%
Valor a conhecer ——- 10%

Antes de continuar, vou explicar mais uma vez de onde saíram os valores para que você possa entender:

Valor Atual = 1000 reais que é o salário que a pessoa ganha;

% que você busca ou tem = 10% que é o aumento de salário da pessoa

Valor a conhecer = Será o valor que buscamos para o aumento de 10%.

Agora que montamos a tabela, multiplicamos em forma de X os valores, ou seja, 1000 vezes 10% e o” Valor a conhecer “ que vamos chamar de Y para facilitar.

1000 ————— 100%
Y ——————- 10%

100Y = 10000 (chegamos aqui multiplicando em X a tabela acima)

Y = 10000 / 100 (passa o 100 dividindo);

Y = 100

Ou seja, 100 significa que o aumento de salário da pessoa será de 100 reais, e como o exercício pede para nós qual o salário atual desta pessoa, basta somar o salário atual que é 1000 mais o aumento de 100, ou seja o novo salário desta pessoa após o aumento de 10% será de 1100 reais!

Viu só como é simples! Basta saber ler com atenção o problema , jogar na tabela de forma correta e chegar ao resultado final!

Para ajudar você a grava ainda melhor a regra de três para calcular porcentagem, vamos a um novo exemplo! Desta vez pedindo a porcentagem de aumento que um trabalhador teve!

Exemplo 2:

O salário atual de um trabalhador é de 500 reais, o governo irá dar um aumento de 6%, qual será o valor do novo salário?

Como temos o problema, vamos buscar os dados que precisamos para jogar na tabela!

– 500 valor atual ou seja 100% ;
– 6% é o aumento!
– Valor a conhecer do aumento que vamos chamar de Y;

Na tabela temos:

Valor atual ——- 100%
Valor a conhecer ——- % que você busca ou tem

Agora basta substituir:
500 —– 100
Y ——- 6

Multiplicamos em forma de X, então teremos:

100Y = 3000
Y = 3000 / 100 (Passa o 100 dividindo)
Y = 30

Chegamos ao valor do aumento de 6% de 500 que é 30 reais, porém o exercício quer saber qual será o valor do novo salário, agora é só somar o salário atual(500) mais o aumento(30), ou seja:

Novo Salário =Salário Atual + Valor do Aumento;
Novo Salário = 500 + 30;
Novo Salário = 530 reais!

Vídeo aula
Para facilitar o seu aprendizado, criamos um vídeo com dois exemplos explicando passo a passo, que irá ajudar a fixar ainda mais o seu aprendizado.

Como vemos utilizar a regra de três para problemas de porcentagem é a melhor opção, pois com apenas algumas continhas chegamos ao resultado esperado.

E o grande segredo para dominar bem essa regra é saber entender o que o exercício nos pede e as informações que ele nos fornece! E claro, fazer e refazer exercícios, pois somente treinado bastante você vai entender como retirar os valores e colocá-los na tabela de forma correta.

Site de concursos publicos 2011

Aqui no qualmelhor.com já escrevemos várias vezes sobre concursos públicos, e para adicionar ainda mais conteúdo e espaço sobre o assunto, desta vez vamos falar e abrir espaço sobre qual melhor site de concursos publicos 2011.

Como você pode ver, vamos tratar de qual os melhores sites para concurso do ano de 2011, afinal 2010 já esta acabando.

E como falamos sobre o melhor, não podemos nós limitar a citar um único site, mas sim os que você acha o melhor, mas claro, muitas vezes nos temos uma preferência unica, que é como um vício, e quando fala no assunto você lembra de bate e pronto do nome do site.

Eu particularmente acho que o www.pciconcursos.com.br é um dos melhores sites de concursos públicos atualmente, pois esta sempre atualizado e com as informações que buscamos, e acredito que em 2011 deve continuar sendo um dos mais acessados por mim.

E para o amigo leitor qual o melhor site de concursos públicos 2011?

Para servir Marinha Exercito ou Aeronáutica

Quem esta chegando próximo aos 18 anos, e tem vontade de seguir carreira militar, fica na dúvida sobre qual é melhor para se alistar Marinha, Exercito, ou Aeronáutica?

E como este é um assunto interessante, nada mais justo que abri espaço no qualmelhor.com para falar sobre ele.

E como eu não servi, pois fui dispensado do serviço militar, não posso opinar a respeito deu qual melhor carreira militar a seguir.

Mas vou deixar o espaço aberto a todos que já serviram, seja a Marinha, Exercito, ou Aeronáutica, para ficar a vontade em deixar seus comentários a respeito de como foi essa experiência, pois creio que muitos jovens que estão se preparando o serviço militar gostariam muito de saber a sua opinião.

E para você qual melhor Marinha, Exercito, ou Aeronáutica ?

Medidas para miss

O sonho de muitas jovens é um dia ser miss, seja da sua cidade ou estado, e claro o tão sonhado título de miss Brasil e por que não sonhar com um título de Miss Universo, ou Miss Mundo.

Porém quando o assunto são concursos de misses existem as famosas medidas idéias para uma miss, o que faz muitas garotas se perguntarem quais as melhores medidas para ser miss.

Muito se fala, ou se falava, que uma miss deveria ter os famosos 90, 60, 90 ou seja, 90 centímetros de busto, 60 de cintura e 90 de quadril.

Mas basta você assistir um concurso de beleza, para perceber que poucas e muitas vezes nenhuma candidata a miss tem essas medidas.

E sobre o assunto, certo dia li uma matéria onde um missólogo(pessoa que entende muito sobre concursos de miss), comentando que uma mulher não precisa necessariamente possuir os famosos 90,60,90, mas sim ter valores de cintura, busto e quadril proporcionais para existir assim uma simetria.

E como esse papo de medidas de miss é bastante polêmico, gostaria de saber a sua opinião a respeito do assunto, para você qual ou quais são as melhores e ideais medidas para um miss?

Forma de estudar

No artigo anterior, abri espaço para que todos possam deixar seus comentários e sugestões sobre qual a melhor forma de aprender inglês, e aproveitando o “embalo” , resolvi criar este artigo para que todos possam deixar as suas dicas e sugestões a respeito de qual a melhor forma de estudar.

Pois é comum muitos estudantes, sejam colegiais, universitários ou que se preparam para concurso, ter dificuldades de encontrar a melhor forma para estudar.

Apesar de ser algo muito particular e cada um ter a sua preferência, neste artigo, todos poderão deixar as suas dicas, comentários e sugestões a respeito da melhor maneira de estudar.

Eu por exemplo a melhor forma de estudar é sentado em uma mesa com a coluna bem encostada na cadeira, e prefiro estudar a tarde depois daquela soneca após o almoço e a noites após a janta, para esses são os melhores momentos para estudar em casa, quando era estudante.

E você, qual melhor forma e horário de estudar em casa?

Apostilas Concurso Petrobrás 2011 2012 2013 2014

O sonho de muitas pessoas é ser aprovado em um grande concurso público, com altos salários, e estes altos salários são dos fatores que levam muitas e muitas pessoas diariamente a ler, estudar e se dedicar unica e exclusivamente para a preparação de concursos públicos, e um dos grandes aliados dos “concurseiros” são as apostilas.

No entanto quem não tem condições de frequentar cursos preparatórios para concursos públicos, muitas vezes acaba comprando apostilas desatualizadas referente ao concurso que estará prestando.

Por esse motivo esta sendo aberto espaço neste artigo, para que todos possam deixar seus comentários referente a qual melhor ou quais melhores apostilas para o concurso da Petrobrás no próximo anos, seja para o concurso da Petrobrás 2011, 2012, 2013 e até mesmo em 2014, pois como sabemos a Petrobrás irá fazer inúmeras contratações nestes próximos anos.

Sendo assim, você que entende e sabe tudo sobre concurso público, fique a vontade em deixar seus comentários sobre quais as melhores apostilas para a estudo para os próximo concursos da Petrobrás.