Arquivos da categoria: Decoração

Forma de pintar uma parede sozinho sem pintor

A cada dia é mais importante saber fazer as coisas sozinho, pois alguns trabalhos podem ser feitos sem contratar um profissional, basta boa vontade, um pouco de calma e motivação em aprender e nunca desistir nas primeiras dificuldades.

E algo que você pode fazer sozinho(a) em casa é pintar uma parede sem a necessidade de contratar um pintor profissional, e além de economizar algum dinheiro serve como uma forma de sair da rotina, colocar cores em sua casa e animar o ambiente do seu lar.

E para pintar uma parede sozinho, você deve seguir alguns passos, que vou citar abaixo:

– Primeiramente retirar todos os móveis, quadros e objetos que estejam encostados na parede;

– Após é importante limpar a parede com um pano levemente umido, para tirar o pó e qualquer sujeira para evitar qualquer problema no acabamento final;

– Concluído os dois passos acima é o momento de você utilizar a famosa “fita crepe”, para proteger os rodapés, sancas de gesso(caso exista em sua casa/apartamento), e claro a divisão da parede que você não vai pintar.

– Forrar o chão com lona preta para evitar que respingos da tinta acabem manjando o seu piso;

– Uma dica legal é utilizar a mesma fita crepe para colar a lona preta no seu rodapé;

Feito os preparos acima é hora de comprar a cor de tinta e marca de sua preferência, é importante ler as instruções do tempo entre uma demão e outra e qual a diluição para cada demão no rótulo da lata de tinta!

Grafiato ou Textura e suas diferenças

Quem esta construindo ou reformando deve estar se perguntando, qual melhor grafiato ou textura?

E antes de deixar minha opinião pessoal como usuário, é interessante saber um pouco mais sobre o grafiato e a textura além é claro de saber as diferenças entre textura e grafiato.

Textura:
Quase sempre é alto relevo, é muito utilizada como painel decorativo, e na textura podemos aplicar inúmeros efeitos e trabalhar bem com as suas diversas opções e tons de cores disponíveis para compra.

Grafiato:

Possui relevo baixo, é conhecido como o famoso “arranhado casca de arvore”, o grafiato se parece muito com uma pintura comum, no entanto ao passa a mão é possível perceber a grande diferença entre o grafiato e uma pintura normal.

Apesar de não ser nenhum especialista, e falando com a simples experiência de um usuário comum, eu acredito que para a parte externa seja melhor o grafiato e para uma parede interna eu utilizaria a textura por dar um acabamento mais moderno.

E para você, qual é melhor para utilizar em parede interna e externa, o grafiato ou a textura?

Sanca em gesso quadrada ou arredondada

Quem esta construído ou reformando, sabe da importância que tem o acabamento em gesso para valorizar ainda mais o imóvel, sendo que as sancas em gesso são grandes aliados quando falamos em acabamento.

Por isso atualmente existem inúmeros tipos de sacas em gesso no mercado, o que deixa muitas pessoas na dúvida de qual tipo de sanca colocar, isso porque o consumidor tem a opção de sancas quadradas ou do tipo arredondada.

Conversando com pessoas que entendem do assunto, muitos dizem que a tendência atualmente é o uso das sancas quadradas, no lugar das arredondas.

Mas gosto é gosto e cada um tem o seu, eu por exemplo, acho melhor a mais bonito as sancas arredondadas, mesmo estando “fora de moda” segundo alguns decoradores.

E é sobre isso que queremos saber a sua opinião, para você qual é o melhor e mais bonito tipo de sanca em gesso, os modelos arredondados ou quadrados?

Decoração para casamento

A grande maioria das mulheres sonha em se casar da forma tradicional, entrando na igreja de branco, ao som da marcha nupcial, sendo o centro da atenção de tudo e todos.

E algo que não pode faltar em um casamento é a decoração, seja na igreja ou no jantar de recepção aos convidados.

Por isso muitos casais de noivos se perguntam, qual a melhor decoração para casamento?

Na minha opinião, a melhor decoração de casamento é aquela que deixa o ambiente mais armonico, sem chamar muita a atenção e sem exageros, pois como diz o velho ditado menos é mais em alguns casos.

Para o jantar dos convidados, uma boa pedida para a decoração das mesas são velas, e uma iluminação um pouco mais fraca, alguns dias atrás fui em um casamento onde a decoração era com velas, achei muito bonito e romantico, mas enfim, essa é uma opinião pessoal.

E para você qual é o melhor tipo de decoração para casamento?

Decoração para salas pequenas

Como no artigo anterior foi aberto espaço para que todos possam comentar sobre qual melhor tipo de rodapé, e para dar continuidade no tema, é hora de abrir espaço para falar sobre decoração de salas pequenas.

Pois atualmente os apartamentos são cada vez mais compactos e conjugados, e a decoração é um fator importante quando o assunto são ambientes pequenos, pois sabendo decorar ele, você pode valorizar mais o ambiente.

Eu particularmente gosto de utilizar alguns espelhos para decorar salas pequenas, pois os espelhos dão a impressão de deixar o ambiente um pouco maior.

E para você, qual a melhor decoração para salas pequenas?

Rodapé madeira porcelanato ou marmore

A fase de acabamento de uma obra, seja de apartamento ou casa, é uma das melhores partes para muitas pessoas, mas também é uma parte que muitas pessoas tem dúvidas, e ficam sem saber o que fazer.

E uma dúvida que parece simples, porém tira o sono de muitas pessoas é a questão do rodapé, pois são varias opções que acabam deixando as pessoas cheias de dúvidas, e algumas das opções que temos são as seguintes:

– Rodapé de marmore ou granito;
– Rodapé de madeira;
– Rodapé com o porcelanato, da mesma cor que foi acentado.

E é nessas horas que chegam as dúvidas e as perguntas, a respeito de qual melhor tipo de rodapé? Rodapé madeira porcelanato ou marmore ?

Particularmente prefiro fazer o rodapé com a mesma cor da cerâmica/porcelanato, pois as chances de errar são menores, e quanto ao rodapé de madeira, muitas pessoas comentam que para usa-lo o assentamento do piso, seja ele cerâmica ou porcelanato, deve estar impecável, caso contrário poderão ficar pequenas “sobras” ou espaços entre o rodapé e o piso, local onde iram se acumular sujeira e até mesmo aranhas.

Por isso é importante analisar com cuidado todas as opções de rodapés no mercado para concluir qual fica melhor para o seu caso.

E como vemos a resposta muito pessoal, pois depende de cada caso, do tipo de piso que você colocou e cores, desta forma acho interessante deixar esse espaço aberto para que todos possam deixar as suas dicas e comentários e opiniões pessoais a respeito de qual melhor tipo de rodapé?

Arvore para bonsai

Bonsai, significa em Japonês “arvore de bandeja”, e acredito que todos sabem o que é Bonsai, que é a arte de cultivar árvores em pequenos vasos, com a utilização de diversas técnicas que impedem que a arvore cresça e assim se torne uma replica real, porém em miniatura, de uma determinada arvore.

E neste artigo, que saber a opinião do amigo leitor, a respeito de qual a melhor arvore para bonsai, a baixo segue uma lista de nome de arvores utilizadas em bonsai, que encontrei na wiki sobre bonsai.

– Acer;
– Acerola;
– Amora;
– Araçá;
– Aroeira;
– Bougainvillea;
– Buxinho;
– Calistemo;
– Camboim;
– Carmona;
– Castanha do Maranhão;
– Cerejeira;
– Dama-da-noite;
– Eugênia;
– Falsa-érica;
– Fícus;
– Gabiroba;
– Ilex;
– Ipê;
– Jabuticaba;
– Lantana;
– Ligustro;
– Macieira;
– Malpighia;
– Nandina;
– Paineira;
– Pau-mulato;
– Pistache;
– Pitangueira;
– Pithecolobium;
– Resedá;
– Romã;
– Serissa;
– Schefflera;
– Taxodium;

E então, você que cultiva e gosta de bonsai, qual dessas arvores é a melhor para bonsai?

Deixe seu comentário e participe, pois tenho certeza que muitas pessoas que pensam em começar a cultivar um bonsai buscam saber qual é a melhor arvore bonsai!

Agora é com vocês!

Cor de piso laminado para sala

Sempre que falamos de gostos pessoais é complicado aplicar a “regra” do qual melhor, pois gosto é gosto e é algo muito pessoal, uma vez que o que eu posso gostar outra pessoas pode odiar.

Mas como recebemos o email da Sra. Elaine de Londrina-Pr, onde ela pergunta qual melhor cor de piso laminado para sala, vamos publicar aqui a sua dúvida, para todos possam deixar as suas dicas, sugestões e opiniões a respeito de qual melhor cor de piso laminado para a sala, pois acredito que a dúvida da Sra. Elaine, pode ser também a dúvida de muitas outras pessoas que estão pensando em construir ou reformar.

E na minha opinião o importante para saber qual melhor cor de piso para a sua sala, é importante verificar a cor dos seus móveis, e analisar qual a cor que combina e fica melhor com eles, e existe a possibilidade de combinar a cor do piso com a cor dos móveis ou então escolher uma cor de piso diferente para que exista um contraste com a cor dos móveis, mas isso somente você pode fazer, escolher e decidir.

E de qualquer forma, fica a pergunta no ar, na sua opinião qual a melhor cor de laminado para a sala?

Foro de pvc ou gesso?

Quem esta construído ou reformando, sabe das dificuldades e dúvidas que surgem no decorrer de uma obra, e muitas vezes até mesmo no momento do projeto.

E uma dúvida comum que sempre ouço das pessoas que estão construindo ou reformando esta relacionado ao teto, pois algumas ficam na dúvida se fazem de foro de pvc ou em gesso.

E como tudo na vida não existe o melhor ou pior, mas sim preferências pessoais e a questão financeira e quanto você pode gastar.

Pois alguns dias atrás um colega perguntou se eu achava melhor foro de pvc ou gesso, foi então que eu deixei a minha opinião pessoal, pois acredito que para o teto de uma casa, o teto em gesso fique mais bem acabado, sendo possível trabalhar melhor a questão de iluminação com spot’s, lâmpadas etc, e no caso de foro em pcv utilizaria em uma edícula por exemplo.

No entanto o teto em gesso com certeza tem um custo maior do que o foro em pvc, e como falei anteriormente, tudo depende do gosto pessoal, além da questão de valor.

E o amigo leitor o que acha deste assunto? Na sua opinião qual o melhor para o teto, foro de pvc ou gesso?

Cor de tinta para pintar a casa por fora

Apesar de ser um assunto de gosto pessoal e muito particular, é comum as pessoas quererem saber o os outros acham e quais são as sugestões referente a cores.

E uma pergunta muito comum que ouço das pessoas é a respeito de cores de tintas, em específico qual a melhor cor de tinta para pintar uma casa por fora.

Essa é uma dúvida muito complicada de tentar ajudar, pois como comentei anteriormente gosto é gosto e não se discute, uma vez que o que pode ser bonito e agradável para mim pode não ser para você e vice versa.

Mas de qualquer forma, vou deixar esse espaço aberto para que todos possam deixar as suas dicas e sugestões a respeito de qual a melhor cor de tinta para pintar uma casa do lado externo, pois sabendo a opinião e sugestão de terceiros, acredito que possa ajudar as pessoas que estejam em dúvidas tirar as suas conclusões e decidir que cor pintar a sua casa externamente.

Sendo assim, deixo a pergunta no ar, qual a melhor cor de tinta para pintar a casa do lado externo?