Arquivos da categoria: Emprego

Pedir ou não demissão

Quando o assunto é deixar um emprego, muitas pessoas já ficam nervosas ou até mesmo suando frio, afinal não é tão simples quanto parece deixar um local de trabalho no qual trabalhou por muito anos, no entanto existem momentos na vida de um profissional que o ambiente no qual esta fica tão pesado e desanimador que o melhor muitas vezes é virar a página e seguir a vida a diante.

Mas neste momento vem a grande dúvida: Pedir ou não demissão? O que é melhor fazer?

A resposta com certeza será depende, pois existe inúmeros fatores que o profissional deve avaliar antes de pedir a demissão, uma vez que dependendo da situação, o tempo de casa o prejuízo financeiro pode ser tão grande que o melhor a fazer é esperar e tentar negociar uma demissão com o empregador, pois assim você não deixa de receber alguns direitos como aviso prévio indenizado pelo empregador assim como 40% do FGTS.

Apesar de cada caso ser um caso como já citado acima, vamos deixar algumas dicas abaixo para que você pense e reflita e assim chegue a conclusão se é melhor pedir demissão ou não.

O que se perguntar antes de tomar uma decisão?

– Fazer as contas, ou simular quais seriam os valores da sua rescisão, se no caso você pedisse demissão e no caso do empregador te desligasse da empresa, para ajudar a fazer as contas e ter uma idéia de valores, sugiro utilizar o site calcule.net, vale lembrar que isso é apenas uma simulação e serve para ter uma idéia de valores somente, para algo mais preciso recomendo conversar com alguém da área.

– Com os valores que você irá receber pedindo demissão é hora de analisar o mercado, já tenho um novo emprego em vista? Caso afirmativo, o valor do salário e benefícios deste novo emprego compensa eu pedir demissão? Essa é uma conta que deve ser feita, afinal você pode estar cansado(a) do seu emprego atual, mas será que a mudança para outra empresa seria interessante financeiramente? Valeria a pena pedir a demissão para mudar?

– Se a situação no seu emprego atual já esta insustentável e você realmente deseja sair, que tal conversar com seus chefes para verificar a possibilidade da empresa ingressar com a sua demissão? Apesar de muitas empresas não fazerem isso pois possuem custo para demitir um empregado não custa tentar fazer essa negociação/acerto.

Essas são apenas algumas dicas e perguntas que você deve fazer antes de pedir demissão, e para concluir, quanto o assunto é emprego e dinheiro, tente ser mais razão que emoção, e como sempre digo, saia sempre pela porta da frente, e não fechar nenhuma porta, sem criar confusões, afinal o mundo da voltas e no futuro você pode voltar para essa empresa ou trabalhar com pessoas que conheceu lá!

Boa sorte!

20 ou 30 dias de férias

férias 20 ou 30 dias
Uma das épocas mais esperada de todo o trabalhador são as suas férias, pois é o período onde ele pode descansar, viajar com a familia, realizar e concluir pendências pessoais, realizar exames de rotina, enfim, férias é realmente tudo de bom.

E todo trabalhador sabe que tem direito a 30 dias de férias a cada ano trabalhado, sendo que destes 30 dias ele pode se for de seu interesse vender 10 dias a empresa que ele trabalha, aumentando assim a sua renda no final do mês, uma vez que dos 30 dias de férias ele tirou somente 20 e vendeu os outros 10.

Porém é nestas horas que muitos trabalhadores, principalmente os que irão tirar férias pela primeira vez, se perguntam, qual é melhor, 20 ou 30 dias de férias?

Eu particularmente sempre tirei 30 dias de férias, pois acredito que após um ano todo trabalhando, tirar apenas 20 dias de férias pode ser muito pouco, não sendo o suficiente para você descansar e repor as energias para voltar animado e motivado ao trabalho novamente.

Por outro lado vender 10 dias de férias resulta em um aumento significativo de salário no final do mês, pois são 10 dias de trabalho a mais, ou seja 1/3 a mais no salário.

Como podemos analisar, existem as vantagens e desvantagens em cada uma das opções de férias, o importante é analisar qual é a melhor para você, no meu caso prefiro descansar e curtir os 30 dias de férias, porém se você não tem muita opção de viajar, e coisas pessoais para fazer e resolver nas férias a melhor opção seria tirar 20 dias de férias e “engordar” mais o salário no final do mês!

Sendo assim, deixo o espaço aberto para que você deixe seus comentários e opiniões sobre qual melhor, 20 ou 30 dias de férias?

Trabalhar em São Paulo Capital ou no interior

Quando o assunto é emprego, é comum ouvir das pessoas que nada melhor que mudar para São Paulo capital, pois lá é possível encontrar a sede das maiores e melhores empresas do Brasil.

No entanto será que é melhor morar e trabalhar em São Paulo capital ou ir para o interior do estado?

Quando algum amigo faz esse tipo de pergunta, sou bem sincero e deixo a minha opinião pessoal, assim como irei fazer nas próximas linhas.

Ao meu ver viver em São Paulo capital geralmente é muito mais caro que viver em outras cidades menores, seja no interior do estado de São Paulo ou em outra cidade brasileira.

Por isso é importante fazer as contas, e antes de decidir pela capital ou interior é importante avaliar a questão salarial e quais serão os gastos que você terá em cada um dos lugares, e o mais importante quanto irá sobrar no final do mês em cada situação.

Pois de nada adianta você ganhar 50% a mais na capital e chegar ao chegar no final do mês concluir que economizou 20% a menos do que se tivesse morando e trabalhando em uma cidade do interior.

E para você qual melhor lugar para trabalhar?

Forma de pedir demissão do trabalho

Quem esta desempregado busca e sonha em conseguir um novo emprego, e quem esta empregado busca e sonha com um aumento de salário ou uma promoção de cargo, e sabem muito bem como é difícil conversar com o chefe ou superior sobre esse assunto.

Porém algumas pessoas ficam na dúvida de como pedir demissão do trabalho, pois muitas vezes gostariam de ser demitidas para não perder alguns benefícios e direitos como o fundo de garantia e seguro desemprego.

E você que gostaria de sair da empresa de onde trabalha, porém gostaria de ser demito e não pedir a conta e sair com uma mão na frente e outra atrás, acredito que a melhor forma de conseguir ser demitido, é conversar diretamente com o seu superior, expor o que você esta sentindo e propor um acordo com a empresa para que você seja demitido sem justa causa e não perca alguns benefícios.

Pois muitas vezes a empresa não tem ninguém de imediato para te substituir, e nestas horas você pode propor que ficará mais um mês por exemplo treinando um novo funcionário, desde que a empresa entre com o processo de demissão após esse período.

Enfim, o melhor sempre é conversar e dialogar, você só tem a ganhar sempre!

Estilo de liderança para chefes e gestores

Em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, existe sempre a hierarquia, que é fundamental para a correta gestão e andamento da empresa.

E um dos principais papeis está na mãos dos gestores, sejam eles gerentes, coordenadores ou simplesmente chefes.

Pois eles tem a importante tarefa que é motivar os seus subordinados, e como sabemos isso nem sempre é uma das tarefas mais fáceis.

E neste artigo eu quero abrir espaço para que todos, chefes, gestores e subordinados enfim, deixem seus comentários, opiniões e pontos de vista a respeito de qual melhor estilo de liderança atualmente.

Pois como sabemos existe diversos tipos de gestores, os que são mais acessíveis e divide as responsabilidades entre os colaboradores, dando autonomia e poder de decisão para alguns de seus subordinados, porém existem outros gestores que são mais centralizadores, que fazem questão de que todas as informações e decisões, por mais simples que sejam, passem por eles para dar um “de acordo” ou não.

Eu particularmente acho que o melhor estilo de liderança e chefe, é aquele que permite e concede mais autonomia aos seus funcionários, pois assim você consegue analisar melhor os pontos fortes e fracos de cada colaborador e até mesmo encontrar novos talentos para ocupar cargos de confiança e liderança dentro da empresa.

Sendo assim, deixo o espaço aberto para que todos possam deixar as suas opiniões e comentários a respeito de qual melhor estilo de liderança hoje!

Empresa para trabalhar

É muito comum todos os anos encontrar em revistas e jornais, uma lista com nome das melhores empresas para trabalhar, e geralmente esses rank levam em consideração diversos critérios, como satisfação dos colaboradores, salários, benefícios, possibilidade de crescimento profissional entre outros.

E aproveitando este tema, achei interessante abrir este espaço aqui no blog, para que todos possam deixar suas opiniões e comentários pessoais a respeito de qual a empresa que você acredita ser a melhor para trabalhar.

E claro além de citar a sua opinião não deixe de justificar a sua escolha, assim demais leitores poderão saber os motivos que te levarão a tal escolha.

E quando alguém faz esse tipo de pergunto, sempre comento que é importante analisar não somente o valor do salário, mas também a questão de benefícios, como plano de saúde, auxílio farmácia, alimentação, auxílio para estudos, etc.

Outro fator importante é a relacionado a possibilidade de crescimento profissional, pois conheço pessoas que trabalham em grandes empresas a vários anos, porém não tem possibilidades alguma de crescimento profissional, visto que a empresa não oferece essa possibilidade.

Por isso, antes de trocar o seu atual emprego por outra empresa, analise com cuidados estes e outros itens, e evite ir pelo que as outras pessoas que estão de fora dizem sobre esta ou aquela empresa.

Agora outra pergunta, será que no caso de trabalho também se encaixa aquele velho ditado de que “a grama do vizinho parece ser sempre mais verde”, ou seja, o seu emprego atual não parece tão bom quando o emprego que a empresa vizinha oferece, mas será isso verdade?

Bem, agora é com vocês, fico aguardando as suas respostas e comentários a respeito destas perguntas!

Trabalho do mundo

Vira e meche aparece algum tipo de concurso com o título de “melhor trabalho do mundo”, onde geralmente o vencedor vai viver por um certo tempo em uma ilha ou local paradisíaco ganhando muito bem para realizar algumas atividades, como fotografar e documentar a sua experiência na internet.

Mas quando falamos de trabalho “normal”, também encontramos pessoas que dizem ter o melhor emprego do mundo, pois ter o melhor emprego do mundo é muito relativo, é como um gosto qualquer, pois é muito pessoal, existem pessoas que ganham muito bem nos empregos que estão porém não são tão felizes como pessoas que possuem menores salários e fazem o que realmente gostam.

E este é na minha opinião a chave para o sucesso e para uma pessoa considerar que possui o melhor emprego do mundo, fazer o que gosta e o que lhe dá prazer, pois o sucesso profissional e financeiro irá aparecer, seja mais cedo ou mais tarde para quem faz o que gosta e trabalha com amor.

E você o que acha da minha opinião? Concorda? Discorda?

Tipo de currículo

Quem sonha no próximo ano encontrar um novo emprego ou então conseguir o primeiro emprego, sabe que o primeiro passo para conseguir uma entrevista de emprego esta em preparar um bom currículo.

E é neste momento que muitas pessoas tem dúvidas de qual o melhor tipo de currículo, apesar de eu não ser nenhum especialista em empregos, muito menos de RH, sempre presto atenção e fico atento quando esta passando alguma reportagem sobre empregos, e de como preparar melhor o seu currículo, e a maioria das vezes ouço o seguinte:

– Nunca minta ou invente informações no seu currículo, como cursos que nunca fez ou fluência em algum idioma que não possui.
– Não informe documentos como CPF e RG no currículo;
– Não esqueça de fazer um pequeno resumo de suas qualificações e habilidades;
– Não faça currículos muito extensos, evite utilizar mais que duas páginas;
– Monte seu currículo sempre do último emprego para o mais antigo;

Bem, essas são algumas dicas que sempre uso para tentar montar o melhor currículo na hora de buscar emprego, caso você também tenha alguma dica, por favor fique a vontade para enviar seus comentários e participar.

Vendedor de loja

Nesta época do ano, é comum as pessoas saírem, irem até as lojas e shopping’s para comprarem seus presentes, e um personagem muito importante na hora da compra são os vendedores das lojas, pois é com eles que você pode tirar dúvidas, seja sobre o preço de uma mercadoria ou item, qualidade, marca, características e tantas outras coisas.
Por isso uma loja deve sempre deve investir em bom vendedores, pois um mal vendedor pode fazer com que o cliente nunca mais volte a comprar na loja.

E na minha opinião o melhor vendedor que uma loja pode ter é aquele que deixa o cliente a vontade para passear e ver os produtos, e caso precise chame o vendedor, pois eu evito entrar em lojas onde os vendedores parecem abutres em cima de você, que não param de falar e ficam praticamente colados em você e estão sempre tentando empurrar um produto e querendo que você compre algo, pois muitas vezes eu como cliente gosto de passear nas lojas, verificar e comparar preços, e certos vendedores parecem não entender isso, e assim acabam muitas vezes perdendo um cliente em potencial pelo simples fato de acabar sufocando ele.

E para você qual é o melhor tipo de vendedor que uma loja pode ter? Você concorda ou discorda da minha colocação?

Salário piloto comercial ou militar

Já li e ouvi diversas matérias comentando que no Brasil nos próximos anos irá sofrer com a falta de pilotos para aviões comerciais, e um dos motivos esta relacionado aos altos custos de formar um piloto comercial, sendo que o preço de uma hora de voo é bastante cara, o que faz com que o aluno demore para realizar o mínimo de horas de voo para conseguir obter o breve(autorização para pilotar).

E como todo profissional, as pessoas que querem ser pilotos e comandantes de aviões, ficam interessadas em conseguir empregos nas empresas que pagam os melhores salários.

E como o assunto são pilotos de aviões, gostaria de saber a respeito de qual é o melhor salário? Se é do piloto comercial ou militar?