Quando o assunto é deixar um emprego, muitas pessoas já ficam nervosas ou até mesmo suando frio, afinal não é tão simples quanto parece deixar um local de trabalho no qual trabalhou por muito anos, no entanto existem momentos na vida de um profissional que o ambiente no qual esta fica tão pesado e desanimador que o melhor muitas vezes é virar a página e seguir a vida a diante.

Mas neste momento vem a grande dúvida: Pedir ou não demissão? O que é melhor fazer?

A resposta com certeza será depende, pois existe inúmeros fatores que o profissional deve avaliar antes de pedir a demissão, uma vez que dependendo da situação, o tempo de casa o prejuízo financeiro pode ser tão grande que o melhor a fazer é esperar e tentar negociar uma demissão com o empregador, pois assim você não deixa de receber alguns direitos como aviso prévio indenizado pelo empregador assim como 40% do FGTS.

Apesar de cada caso ser um caso como já citado acima, vamos deixar algumas dicas abaixo para que você pense e reflita e assim chegue a conclusão se é melhor pedir demissão ou não.

O que se perguntar antes de tomar uma decisão?

– Fazer as contas, ou simular quais seriam os valores da sua rescisão, se no caso você pedisse demissão e no caso do empregador te desligasse da empresa, para ajudar a fazer as contas e ter uma idéia de valores, sugiro utilizar o site calcule.net, vale lembrar que isso é apenas uma simulação e serve para ter uma idéia de valores somente, para algo mais preciso recomendo conversar com alguém da área.

– Com os valores que você irá receber pedindo demissão é hora de analisar o mercado, já tenho um novo emprego em vista? Caso afirmativo, o valor do salário e benefícios deste novo emprego compensa eu pedir demissão? Essa é uma conta que deve ser feita, afinal você pode estar cansado(a) do seu emprego atual, mas será que a mudança para outra empresa seria interessante financeiramente? Valeria a pena pedir a demissão para mudar?

– Se a situação no seu emprego atual já esta insustentável e você realmente deseja sair, que tal conversar com seus chefes para verificar a possibilidade da empresa ingressar com a sua demissão? Apesar de muitas empresas não fazerem isso pois possuem custo para demitir um empregado não custa tentar fazer essa negociação/acerto.

Essas são apenas algumas dicas e perguntas que você deve fazer antes de pedir demissão, e para concluir, quanto o assunto é emprego e dinheiro, tente ser mais razão que emoção, e como sempre digo, saia sempre pela porta da frente, e não fechar nenhuma porta, sem criar confusões, afinal o mundo da voltas e no futuro você pode voltar para essa empresa ou trabalhar com pessoas que conheceu lá!

Boa sorte!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*