Arquivos da categoria: Investimento

PGBL ou VGBL aposentadoria

Cada vez é maior a preocupação das pessoas com o futuro, por isso um número cada vez maior de pessoas buscam aderir a um plano de previdência complementar, visando assim uma aposentadoria mais gorda, sem depender exclusivamente da previdência social.

E no mercado atualmente existem dois planos de previdência privada complementar que acabam trazendo muitas dúvidas a respeito de qual o melhor plano, por isso, neste artigo trazemos uma breve explicação a respeito da PGBL e VGBL e suas principais diferenças, para que assim você possa concluir qual dessas duas é melhor para o seu caso.

PGBL-Plano Gerador de Benefícios Livre

Esse tipo de previdência é mais indicado para quem realiza a declaração de Imposto de Renda completa, uma vez que pode ser realizado um abatimento de até 12% da renda bruta anual para a Receita Federal.

Um ponto importante de ser lembrado no PGBL é que apesar de você acabar pagando menos impostos agora, existirá a incidência de impostos no futuro, ou seja, você será tributado no momento do resgate.

O calculo para retenção de imposto será realizado com base no total que foi aplicado no seu plano de previdência.

VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre

Essa modalidade já é mais indicada para aquelas pessoas que realizam a declaração de imposto de renda simplificada, além de ser também a melhor opção quando as suas despesas dedutíveis não ultrapassam o desconto padrão dado pela receita Federal em sua declaração.

E para finalizar, antes de escolher a PGBL ou VGBL, converse sempre com o gerente do seu banco ou até mesmo com o seu contador, para que assim possa analisar com calma qual tipo de previdência privada encaixa-se melhor ao seu perfil e consequentemente trará melhores resultados financeiros no futuro com uma menor incidência de impostos.

Investimento 2013-2014

Como estamos próximo da chegada de um novo ano, investidores e poupadores já começam a se perguntar a respeito de quais serão os melhores investimentos para os próximos anos.

E as dúvidas a respeito de onde aplicar ou investir o dinheiro para que ele renda mais são inúmeros, por exemplo algumas pessoas acreditam que o mercado imobiliário ainda seja um bom negócio, porém as grandes altas dos últimos anos tem deixado muitas pessoas receosas quanto a possibilidade de uma bolha no setor e consequentemente a queda dos preços a curto e médio prazo.

Já a poupança, muito utilizada pelos pequenos poupadores também perdeu a rentabilidade após as mudanças que atrelaram o seu rendimento conforme a variação da taxa selic.

O dólar também esta apresentando uma grande valorização nos últimos meses, com valores acima de 2 reais, porém com um valor acima de 2 reais gera incertezas entre os investidores, uma vez que qualquer mudança no cenário internacional pode fazer com que a moeda desvalorize rapidamente.

Com tantas incertezas e dúvidas, quem busca um bom investimento para 2013 ou 2014, é importante antes de mais nada analisar quais são seus objetivos e qual seu perfil de investidor.

E quando o assunto são investimentos a longo prazo, muitas pessoas estão comentando bem a respeito do Tesouro Direto, que pode ser uma boa opção para quem não irá precisar dos valores a curto prazo e tem condições de manter o mesmo aplicado até o fim do contrato.

Desta forma, deixo essa página aberta para que todos possam deixar seus comentários, e palpites a respeito de qual o melhor investimento 2013 e 2014.

Franquia 2011 2012

Sempre no inicio de um novo ano, muitas pessoas fazem diversos planos, como abrir um negócio próprio e dar adeus ao chefe e virar dono do próprio nariz.

No entanto montar um negócio próprio requer inúmeros cuidados, com chances deste sonho virar um pesadelo são grandes, pois um negócio mal feito sem realizar um levantamento e um estudo da cliententela e do potencial do negócio é meio caminho para a falência.

E uma das melhores alternativas para quem deseja investir no próprio negócio são as franquias, que oferecem em alguns casos ajudar de estudo para viabilizar o negócio, assim como toda a assistência necessária, seja para o inicio dos trabalhos como markting e divulgação.

E saber qual a melhor franquia para você, é necessário analisar qual área você de trabalhar, verificar a viabilidade e entrar em contato com a franquia para obter maiores informações, como preços e documentos necessário para iniciar uma nova franquia.

Para saber maiores informações sobre um determinada franquia vocês pode encontrar elas diretamente no site da marca.

E quando o assunto são empresas, não deixe de visitar o site do Sebrae.

Ação Petrobrás ou Vale na bolsa em 2011

Quando o assunto é melhor investimento, não podemos deixar de estudar e avaliar a possibilidade de investir nas empresas que possuem papeis na bolsa de valores, e nunca esquecer que aplicar na bolsa de valores significa correr riscos, mas aplicando o seu dinheiro em boas e fortes empresas a possibilidade de bons ganhos a médio e longo prazo são grande.

E entre os papeis mais negociados na bolsa de valores de São Paulo, a BOVESPA, estão as ações da Petrobrás(PETR3, PETR4) e da Vale(VALE3,VALE5) , e em roda de conversa com amigos, é sempre comum ouvir alguém perguntando a respeito de qual ação será melhor para comprar em 2011, se é da Vale ou da Petrobrás, infelizmente não temos bola de cristal para adivinhar, afinal quando o assunto é mercado de ações muitos fatores podem influenciar a alta ou a baixa de uma ação.

E o amigo leitor, que tem experiência em aplicar na bolsa de valores, qual o seu palpite para 2011, qual ação terá mais alta, as ações da Petrobrás ou da Vale?

Maneira de comprar imóvel

O sonho e objetivo de vida de muitos brasileiros é conseguir comprar a casa própria, e o sonho de conquista o primeiro imóvel requer sempre muita força de vontade, disciplina e principalmente aprender a economizar seu dinheiro.

E é comum as pessoas perguntarem qual a melhor maneira de comprar um imóvel, apesar de ser uma pergunta muito ampla foi deixar as minhas opiniões pessoais sobre o assunto:

Imóvel na planta: Eu acredito que a melhor maneira de comprar um imóvel é quando ele ainda esta sendo construído, ou seja na planta, pois nesta etapa da obra você consegue adquirir o imóvel com preços mais baratos do que depois de concluída a obra, mas claro, comprar um imóvel na planta existem diversos riscos, por isso antes de fechar qualquer negócio é muito importante investigar e colher informações e referencias sobre a construtora, e como anda a sua saúde financeira.

Tipo de Pagamento: Com certeza a melhor maneira de comprar um imóvel seria pagando ele a vista, porém sabemos que isso é para poucos, e então a saída é partir para o financiamento, de qualquer forma é importante juntar um bom valor de entrada pois assim você não fica com um divida tão grande e consegue terminar de pagar seu imóvel em menos tempo.

Corretores: Acredito que é sempre bom contar com a ajuda de algum corretor de imóveis experiente, para te ajudar analisar e verificar a documentação do imóvel, pois existem sempre inúmeros detalhes e certidões negativas que são importante analisar antes de comprar um imóvel para evitar dores de cabeça no futuro.

Bem, essas são algumas sugestões pessoais referente a questão de compra de imóveis, e você quais são as suas dicas a respeito da melhor maneira de comprar um imóvel?

Forma de aplicar dinheiro

Alguns atrás foi aberto espaço para que todos pudessem deixar suas sugestões a respeito de qual melhor investimento 2011, e devido ao sucesso deste artigo e alguns email recebido de leitores querendo saber qual a melhor forma de aplicar o seu dinheiro, estou criando este novo artigo, onde primeiramente vou deixar a minha opção pessoal para essa pergunta e depois deixo o espaço aberto para todos enviarem suas dicas a respeito de qual melhor forma de aplicar o dinheiro de suas economias.

E quando o assunto é dinheiro é importante não deixar se levar pela opinião dos outros, afinal você sabe o quanto é difíceis ganhar dinheiro atualmente, fazer sobrar algo para poder aplicar então não é para todo mundo, por isso o interessante é sempre ler se informar e tomar a decisão que você achar melhor e não que fulano, ciclado ou beltrano acha a melhor ou disse a você que é a melhor, a final o dinheiro é seu, se ter prejuízos quem vai perder dinheiro é você e não essas pessoas que te deram opiniões, por isso cautela e bom senso são importantíssimoos quando o assunto é aplicar dinheiro.

E ao meu ver a melhor forma de aplicar o seu dinheiro é dividir em algumas partes e aplicar em vários lugares, pois como diz aquele velho ditado: “nunca deixe os ovos em uma unica cesta”.

Aplicaria um pouco em ações de boas empresas, um pouco em conta poupança, fundos de rendimentos, CDB’s, e claro se tivesse um pouco mais de dinheiro partiria para aplicar em algum imóvel, pois atualmente estão tendo uma grande valorização dia a dia.

E para o amigo leitor qual a melhor forma de aplicar o dinheiro que você conseguiu economizar?

Investimento 2012

Alguns dias atrás foi aberto espaço para que todos possam deixar suas dicas e comentários a respeito de qual melhor investimento para 2011, afinal já estamos a poucos dias para a virada do ano, e quando falamos em investimento não podemos esquecer do fator tempo, pois muitos investimentos realizam bons lucros somente a médio e longo prazo.
dinheiro nota de 100 reais
Desta forma achei interessante criar este espaço para que todos possam deixar seus comentários, dicas e sugestões de quais podem ser os melhores investimentos para 2012, apesar do mercado estar em constantes alterações, como citei anteriormente é sempre importante pensar e estudar com calma os investimentos a médio e longo prazo.

E acredito que no decorrer de 2011 será possível ter uma melhor percepção de como será o ano de 2012 e quais serão os melhores investimentos.

Alguns economistas dizem que o ouro a longo prazo pode ser um bom investimento, no entanto é sempre importante analisar os riscos, e principalmente a questão de liquidez do ativo, no caso do ouro que atualmente tem sido um bom investimento rendendo mais que outras aplicações, é importante verificar que ele não tem uma liquidez tão grande como outros investimentos, ou seja, é fácil de comprar, porém não tão fácil de vender.

Sendo assim, deixo o espaço aberto a todos para deixarem seus comentários e opiniões a respeito de quais podem ser os melhores investimentos em 2012.

Aproveite e acesse também nosso artigo a respeito do melhor investimento 2013 e deixe seus comentários!

Forma de guardar dinheiro

A arte de economizar e guarda dinheiro é para poucos, e para comprovar isso basta conversar com algumas pessoas e irá constatar que poucas tem o costume de economizar dinheiro, a maioria acaba gastando todo o salário antes de acabar o mês, e o pior muitas vezes gasta mais do que tem, e acaba usando o limite do cheque especial, ou gastando mais do que deve no cartão de crédito.

E o final dessa história você já sabe qual é, algo muito temido que é o juro, onde muitas vezes se tornam tão grande que são praticamente impossíveis de serem pagos pelo devedor.

E para evitar isso tudo, nada melhor que economizar, e para guardar dinheiro não existe nenhuma forma milagrosa, basta um pouco de disciplina e força de vontade, e não importa se você ganha pouco ou muito por mês, o importante é sempre fazer as contas e tentar economizar um pouco.

E a melhor forma de guardar dinheiro é começar refazer as contas de quanto você ganha e quanto você gasta por mês, pois assim você irá entender para onde esta indo seu dinheiro, neste momento você irá constatar e verificar alguns gastos desnecessários que podem ser cortados totalmente ou então diminuidos.

Eu por exemplo, vejo a conta telefonica como um grande vilão que impede que muitas pessoas consigam guardar e economizar dinheiro, pois é comum as pessoas utilizarem o telefone fixo para ligações para celular, pagando um valor absurdo, visto que uma simples ligação pode custar mais que R$ 1,00 o minuto. E no final do mês essas pequenas e curtas ligações podem se tornar em um grande valor, dinheiro esse que não volta mais e que poderia ser guardado para comprar algo mais interessante do que simplesmente ser jogado por uma conversa fiada de alguns minutos não é mesmo?

Esse comentário do telefone foi apenas um simples exemplo de como fazer sobrar dinheiro no final do mês, mas você pode encontrar inúmeros outros exemplos na sua casa, como a questão do ferro de passar roupas, lampadas ligadas sem necessidade, tempo no banho, secador de cabelos, enfim, se você contar os excessos poderá economizar e guardar uma boa quantidade de dinheiro todo mês.

Tenho certeza que com simples atitudes e sem muito sacrifício seja possível economizar cerca de R$100,00 por mês, você pode achar que é pouco não é mesmo? Agora multiplique esse valor por 12, teríamos R$ 1.200,00 no final de um ano, o que é um bom dinheiro e poderia ser utilizado para uma viagem de férias ou até mesmo para a compra de um computador novo.

Como vemos existem divesas formas de conseguir economizar e guardar dinheiro, basta você querer e claro ser bastante disciplinado!

E você tem alguma dica sobre qual a melhor forma de guardar dinheiro?

Lugar para fazer empréstimo

Muitas pessoas não conseguem, poupar e assim fazer uma caderneta de poupança, e muitas vezes acabam tendo que recorrer a um empréstimo, e a saída quando o assunto é emprestar dinheiro é recorrer a parentes e amigos, no entanto nem sempre isso é possível, pois quando algum parente ou amigo ouve que você precisa de dinheiro emprestado, todos desconversam ou vão dizer que não tem condições para tal.

A saída então é procurar um banco ou financeira para fazer um empréstimo, e neste artigo vamos deixar espaço aberto para que você amigo(a) leitor(a) possa deixar seus comentários a respeito de qual o melhor lugar para fazer empréstimo, seja relacionado ao atendimento ou taxas de juros, pois acredito que as suas informações sejam de grande utilidade a quem busca fazer um empréstimo e não sabe por onde começar.

E você que necessita de um empréstimo e tem alguma dúvida sobre o assunto, fique a vontade em enviar as suas perguntas, para que assim outros leitores possam tentar responder elas.

De qualquer forma, antes de realizar um empréstimo é importante pesquisar vários bancos e financeiras, entender e estar ciente das taxas de juros, pois as taxas de juros podem variar muito de um estabelecimento para outro.

Apartamento ou Casa?

Atualmente o Brasil vive um grande crescimento na construção e venda e imóveis novos, e um dos principais motivos esta relacionado a maior facilidade de crédito.

Porém no momento da compra do primeiro imóvel, fica a dúvida de qual a melhor compra, seria melhor comprar um apartamento ou casa.

Nos dois casos existem as vantagens e desvantagens, que são inúmeras se forem comparadas.

Abaixo segue algumas na minha opinião.

Casa:
Vantagens:
– Mais privacidade, se comparado a morar em apartamento;
– Não tem condomínio;
– Mais espaço como quintal e jardim;

Desvantagem:
– Menos segurança se comparada a um apartamento;
– Mais trabalho para manter quintal e jardim se existir;

Apartamento:
Vantagens:
– Segurança;
– Facilidade para limpeza e manutenção;

Desvantagens:
– Em alguns caso o condomínio pode ser muito alto;
– Vizinhos barulhentos;

E fazendo uma comparação rápida, fico com o apartamento, para mim ele é a melhor opção de moradia.

Sendo assim, gostaria de saber da opinião do amigo leitor, a respeito deste assunto, para você qual a melhor compra? Apartamento ou Casa?

Não esqueça de justificar a sua resposta! =D