Cada vez é maior a preocupação das pessoas com o futuro, por isso um número cada vez maior de pessoas buscam aderir a um plano de previdência complementar, visando assim uma aposentadoria mais gorda, sem depender exclusivamente da previdência social.

E no mercado atualmente existem dois planos de previdência privada complementar que acabam trazendo muitas dúvidas a respeito de qual o melhor plano, por isso, neste artigo trazemos uma breve explicação a respeito da PGBL e VGBL e suas principais diferenças, para que assim você possa concluir qual dessas duas é melhor para o seu caso.

PGBL-Plano Gerador de Benefícios Livre

Esse tipo de previdência é mais indicado para quem realiza a declaração de Imposto de Renda completa, uma vez que pode ser realizado um abatimento de até 12% da renda bruta anual para a Receita Federal.

Um ponto importante de ser lembrado no PGBL é que apesar de você acabar pagando menos impostos agora, existirá a incidência de impostos no futuro, ou seja, você será tributado no momento do resgate.

O calculo para retenção de imposto será realizado com base no total que foi aplicado no seu plano de previdência.

VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre

Essa modalidade já é mais indicada para aquelas pessoas que realizam a declaração de imposto de renda simplificada, além de ser também a melhor opção quando as suas despesas dedutíveis não ultrapassam o desconto padrão dado pela receita Federal em sua declaração.

E para finalizar, antes de escolher a PGBL ou VGBL, converse sempre com o gerente do seu banco ou até mesmo com o seu contador, para que assim possa analisar com calma qual tipo de previdência privada encaixa-se melhor ao seu perfil e consequentemente trará melhores resultados financeiros no futuro com uma menor incidência de impostos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*