Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem e possuem, afinal, o que é melhor e mais seguro? O cartão de crédito ou débito?

E são essas dúvidas que vou tentar responder neste artigo, pois como todos sabem, os cartões fazem parte de nossas vidas, é para muitas pessoas é praticamente impossível viver sem os cartões, também chamado por muitos de “dinheiro de plástico”.

Segurança dos cartões de crédito e débito

cartões de crédito e débito
Vamos começar por este quesito, afinal quem tem cartão de crédito ou débito, sabe do “estrago” que um cartão em mãos erradas pode causar nas suas finanças.

E apesar da segurança melhorar a cada ano, é sempre importante estar atento, afinal assim como a tecnologia aumenta a segurança, aumentam também as técnicas dos maus elementos para conseguir quebra-las.

E atualmente a maioria dos cartões tanto de crédito como de débito estão vindo chip, ou seja, para concluir uma compra é necessário que usuário insira a sua senha, e isso é uma proteção a mais, principalmente caso você tenha sido roubado ou acabou perdendo sua carteira com os cartões, pois sem a senha não será possível efetuar transações.

No entanto, é possível fazer compras pela internet utilizando somente o número do cartão de crédito, por isso na questão segurança, o cartão de crédito é mais vulnerável e requer mais atenção e cuidado ao utiliza-lo.

Qual melhor cartão de crédito ou débito

cartões de credito e debito
Quando alguém faz esse tipo de pergunta, a minha resposta é depende! Mas porque depende? Vou explicar!

Se você é o tipo de pessoa organizada, que nunca gasta mais do que ganha e tem um controle dos gastos do cartão de crédito, e paga sempre as faturas no vencimento de forma pontual, o cartão de crédito com certeza será melhor que o débito, pois o crédito facilita a sua vida por organizar seus gastos, além de ajudar você saber onde esta gastando seu suado salário.

Já, por outro lado, caso você seja uma pessoa desorganizada, que geralmente gasta mais do que ganha, paga o mínimo da fatura do cartão de crédito, e acaba muitas vezes entrando no juro do cartão de crédito, o melhor para você é utilizar o cartão de débito, assim ao menos você gasta o que é seu, e não um dinheiro que você não tem.

E quando você se tornar uma pessoa disciplinada e menos compulsiva, pode mudar e ter um cartão de crédito.

Bem, essas são as minhas opiniões sobre o assunto, e para você amigo(a) leitor(a), qual tipo de cartão é melhor para o seu perfil de consumidor?



5 ideias sobre “Cartão de crédito ou cartão de débito

  1. Emprestimos Pessoais

    Acho que o melhor é o cartão de crédito pois se a pessoa tiver o mínimo de cuidado pode aproveitar aproveitar o prazo de pagamento que normalmente é de 40 dias para pagar as suas despesas. Já o cartão de débito, saca imediatamente o dinheiro da conta corrente, ou seja, se não tem dinheiro na conta, não consegue comprar.

    Responder
  2. Danilo

    Olha, responder qual o melhor é um pouco complicado pois são cartoes de funcionamento diferente. O cartão de credito permite parcelar em valores menores uma compra que à vista pode ser cara. Além disso disso existem outros detalhes como limite para compra e bandeira do cartão, que dependendo de qual seja pode não ser aceito. O cartão de débito precisa do valor correspondente ao valor da compra na sua conta ou seja, é uma compra à vista retirando dinheiro automaticamente de sua conta.

    Responder
  3. Passagens Aereas Promocionais

    O melhor é ter dinheiro :) mas falando sério, acho que o cartão de crédito se for bem usado é melhor. Ainda por cima, pelo menos em alguns países, as operadoras de cartões de crédito devolvem parte do que vc gastou em presentes ou mesmo dinheiro. Vale muito a pena, principalmente quando fazemos compras caras como uma passagem aérea, pacotes turísticos por exemplo.

    Responder
  4. Pr. RIBEIRO

    Tenho cartão de crédito a cinco anos, nunca paguei juros e nem nunca atrazei pagamentos; só pago o que compro.
    Se você tem controle de compusividade de compras, pode ter certeza que o cartão de crédito é a melhor escolha de pagamento neste País em desenvolvimento chamado Brasil.

    Responder
  5. Juliano R

    Entre os dois prefiro Credito, pois possu controle de meus gastos onde gasto mais e se nessesaria mente presiso gastar no proximo mes. a respeito da segurança digamos que é a melhor pois caso exista algo de errado na faturo, você pode reclamar e causar o restorno, claro se você monitora periodicamente sua fatura. sem Duvidas temos as milhas que podemos trocar por mais digamos assim (lixos eletronicos).

    mas, se você for uma pessoa compussiva e muito “emocional”, pelo amor de deus munca use um cartão de credito e nei cheque. use a velha carteira na cueca.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*