Quem nunca ouviu aquele famoso ditado: “Tá estressado? Vai pescar!”, essa frase é tão famosa que já virou até mesmo adesivo para carro.

E existem muitas pessoas que levam a pesca como o melhor hobby, afinal pescando esquecem dos problemas e das cobranças do trabalho, além de estarem em contato diretamente com a natureza.

No entanto todo pescador que se preze tem seu material bem guardado e separado em casa, e conhece qual a melhor isca, linha, vara e anzol para cada tipo de peixe.

No entanto as pessoas mais leigas e estão começando a pescar agora, possuem inúmeras dúvidas quando o assunto é a pescaria, e uma das principais delas é sobre as varas, afinal, qual é a melhor vara para pescar, a vara de fibra, a vara de bambu ou o molinete?

Apesar de não ser nenhum especialista, já fiz muitas pescarias na adolescência então adquiri uma certa experiência em pescaria, e vou tentar responder essas dúvidas sobre as varas, mas claro são opiniões pessoais, por isso vou deixar o espaço aberto para que todos possam deixar seus comentários e opiniões sobre qual melhor vara para pesca.

Pescar com vara de bambu:

Muitas pessoas são fãs e adeptas das varas de bambu para a pesca, principalmente nas cidades do interior, onde o próprio pescador confecciona a sua vara de pesca, sendo preferida as mais finas para a pesca de peixes pequenos como lambari.

Para peixes maiores o melhor é utilizar varas mais grossas, para não correr o risco de ter a vara quebrada pelo peixe.

Pescar com vara de fibra:

É uma das preferidas pelas maioria dos pescadores, pois além de ser leve, é muito pratica, pois é facilmente desmontada, não tendo que transportar do lado de fora do carro assim como acontece com as varas de bambu.

As varas de fibra também possuem diversas resistências, por isso é importante verificar esse detalhe na hora da compra, e também é claro o comprimento da vara, pois se o rio for pequeno prefira uma vara menos, pois uma vara muito grande além de te atrapalhar na hora de lançar a isca ao rio causa inúmeros outros problemas, como retirar ela ela do rio.

Pescar com molinete:

O molinete pode ser utilizado sem problemas em rios menores, no entanto ele é melhor utilizado em rios maiores, mares e lagos, pois para fazer o lançamento da isca o pescado precisa de espaço, desta maneira em um pequeno rio utilizar todas as facilidades de um molinete é algo quase impossível.

Mas qual é o melhor para pescar:

A resposta para essa pergunta é depende, pois depende do local que você vai pescar, eu particularmente prefiro usar a vara de fibra para pescar em rios pequenos e acho melhor o molinete para pescar em rios grandes ou em grandes lagos, mas mesmo em lugares maiores não deixo de levar a boa vara de fibra para deixar “armada” com alguma isca especial na esperança de fiscar um grande peixe.

Já a vara de bambu prefiro não utilizar, pois além de ser mais frágil não é nada prática para transportar em viagens.

E você amigo leitor, qual melhor tipo de vara para pescar na sua opinião?



2 ideias sobre “Para pescar: Vara fibra bambu ou molinete

  1. pingo92

    Oi, eu acho que a melhor varinha é a de fibra, ou filescópica, sou muito fãn de pesca, mais não tenho tempo (meios) para pescar direto, já o molinete ou carretilha eu só aconselho para quem saber pescar e em lugares aonde existam peixes em fartura, pois não é como se vê na televisão, para pegar um peixe nestes tipos de equipamente, leva tempo e paciência (…)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*