Quem durante o ano de 2010 teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 22.487, 25 é obrigatório a enviar a declaração do Imposto de Renda.

E hoje dia 01/03 a Receita Federal começou a receber as declarações de imposto de renda dos contribuintes e será possível enviar a declaração até o dia 29 de abril de 2011.

E neste momento de organizar recibos, holerites, e fazer a declaração do IR 2011, surge sempre a dúvida, qual é o melhor momento de enviar a declaração do IR ?

E para você que tem essa dúvida, a resposta é depende! Pois você tem duas opções a seguir, veja abaixo qual é o melhor para o seu caso.

Entregar a declaração nos primeiros dias:
Quem conta e precisa do dinheiro da restituição do imposto de renda o melhor é enviar a sua declaração o mais breve possível, pois a ordem de envio é um dos critérios que a Receita Federal segue no momento da restituição, ou seja, quanto antes você entregar a sua declaração mais cedo irá receber a restituição.

Entregar a declaração nos últimos dias:
Por outro lado, caso você não precise e não tenha urgência no recebimento da restituição do IR, você pode deixar para entregar mais para o final do prazo, uma vez que esse valor é corrigido pela Selic , e dependendo do valor que tem para restituir pode resultar em um bom “jurinho”, mas claro tome cuidado para não perder o prazo, e acabar pagando multa por atrasar na entrega da sua declaração.

Eu particularmente gosto de entregar minha declaração de imposto de renda geralmente no inicio de abril, evito deixar para a última hora, pois como sabemos os problemas sempre acontecem, então o melhor é não dar sorte ao azar.



Uma ideia sobre “Momento para enviar a declaração do Imposto de Renda IR 2011

  1. José

    Legal essas dicas, apesar de que nunca sou o primeiro a enviar nem o último, fico no meio termo como você comentou, para mim o mais importante é fazer a declaração do imposto de renda correto e entregar dentro da data, a e lote que vou ser restituido é o de menos, o importante é fazer tudo correto e não esquentar a cabeça depois! =D

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*